SPORTING CP vs FC FAMALICÃO

26/10/2021, Estádio José Alvalade, Taça da Liga - Ronda 2



Numa noite tranquila em Alvalade, a equipa leonina derrotou o Famalicão, após quatro confrontos diretos, esta é a primeira vitória na era de Ruben Amorim.

O jogo começou com uma pressão intensa do Sporting e um Famalicão mais preocupado em segurar o resultado do que discuti-lo. Surge o primeiro golo da partida antes dos dez minutos, por intermédio de um remate de Ugarte numa ressaca à entrada de área.

O Sporting acabou por pautar o jogo ao seu ritmo, anulando o Famalicão com um claro domínio da posse de bola.

Desta primeira parte retira-se a qualidade individual de Sarabia e a capacidade de influenciar o ataque leonino direta e indiretamente, e a incapacidade de Jovane Cabral de desiquilibrar a defesa adversária, quer através de investidas individuais ou triangulações com os laterais e os médios dos leões.
À saída do túnel, Ivo Vieira, inconformado com a exibição da sua equipa, fez entrar Ivan Jaime, Heriberto e Pedro Brazão, três unidades mais ofensivas que proporcionaram melhores investidas do ataque famalicense. Através de triangulações, tabelas curtas e jogo entre linhas, o Famalicão fez-se sentir em Alvalade, mas a qualidade individual dos leões fê-los chegar ao 2-0, num remate perdido de Sarabia, a bola encontra os pés de Nuno Santos e este amplia a vantagem.

Uma meia hora final com pouco "sumo", uma equipa que acabava por controlar o ritmo do jogo sem nunca se expor a grandes riscos, e a outra que pouco ou nada conseguia fazer para derrubar a muralha leonina. Com o aproximar do apito final, a turma de Ivo Vieira reduz a desvantagem, por parte de Heriberto, fechando o resultado final em 2-1.



"Não foi com sofrimento. Foi com a emoção do futebol. Mas acaba por ser justo. Obviamente que podíamos ter acabado mais cedo com o jogo. Mesmo contra uma equipa que mesmo a perder por 1-0 esperou sempre por um erro nosso. Tivemos de ter paciência, por vezes rodar a bola demasiadas vezes porque tem de ser assim em vez de perder a bola como nos aconteceu no jogo em Famalicão em que o Famalicão teve muitas oportunidades. Controlámos o jogo, fizemos dois golos, podíamos ter feito mais e depois no fim um golo pode mudar os jogos."

                                Ruben Amorim em declarações à SporTv no fim do jogo. 





Comentários