SL BENFICA vs AFC AJAX

23/02/2022, Estádio da Luz, Liga dos Campeões - 1ª mão dos Oitavos de Final


Um jogo que se avizinhava bastante complicado para a formação dos encarnados, acabou por se tornar mais equilibrado do que era previsto, com ocasiões de parte a parte, as duas equipas proporcionaram 90 minutos de qualidade e deixaram a eliminatória em aberto para a 2ª mão.

É sabido que a formação de Erik ten Hag privilegia um jogo de posse, são mais fortes com bola do que sem ela, e apesar da pressão asfixiante que os holandeses apresentaram no início do jogo, o Benfica quis ter bola de forma a atrair o adversário para procurar espaços nas costas deste, criando também maior espaço interior uma vez que o Ajax se espalhava pelo campo para pressionar alto.
Nos primeiros vinte minutos o Benfica perdeu a bola inúmera vezes, quer por tentativas de saída de Vlachodimos para os corredores, quer por perdas de bola infantis no início da construção e tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa. O Ajax adiantava-se no marcador por Tadić.
As águias reagiram bem ao golo sofrido, subiram as linhas de pressão e cinco minutos depois num lance de insistência de Vertonghen, a infelicidade na ponta da bota de Haller empatava o jogo.
Mas a verdade é que três minutos depois, a formação holandesa voltava a adiantar-se no marcador e desta vez Haller acertou na baliza certa.
O jogo chegava ao intervalo com uma sensação amarga para os holandeses, uma vez que podiam ter alargado a vantagem por Álvarez, na melhor jogada coletiva da primeira parte viu a bola acertar no poste e Haller, no ressalto, de baliza aberta, foi incapaz de introduzir a bola na baliza encarnada.

À entrada para a segunda parte, foi clara a vontade do Benfica de chegar ao empate. Subiu as linhas, foi mais intenso na pressão e bem mais efusivo nas transições ofensivas.
O jogo moldou-se de feição às duas equipas, o Ajax tinha espaço para ter bola e começava a preencher o meio campo encarnado com cada vez mais unidades, ou seja, o espaço concedido pelas duas equipas aumentava gradualmente e o jogo ia-se partindo, permitindo que o Benfica magoasse o Ajax da forma que melhor sabe, em transições ofensivas com vantagem numérica.
Entre várias oportunidades que o Benfica foi criando por Rafa, Darwin e Everton, o Ajax podia, outra vez, ter dilatado a vantagem por Mazraoui que não teve a frieza necessária para matar o jogo. 
Quem não marca, sofre, e o Benfica após várias tentativas sem sucesso, num ataque onde os holandeses ficaram a pedir penálti, as águias chegavam ao empate num contra ataque mortífero conduzido por Rafa e finalizado por Yaremchuk.
Após o 2-2 as duas equipas encaixaram-se uma na outra, o Benfica permitiu ao Ajax que tivesse bola, mas de forma passiva, trocando a bola entre centrais sem causar grandes perigos, e o Ajax não permitiu saídas rápidas do Benfica, matando os lances no meio campo com faltas ou recuperações de bola.

Em termos individuais, gostava de destacar a exibição de Adel Taarabt, foi um senhor no meio campo do Benfica, decidiu quase sempre bem quando era preciso desbloquear a linha intermédia do Ajax e permitiu à frente de ataque das águias que aproveitasse o espaço por ele criado. Ainda na turma encarnada, não podia deixar de mencionar as exibições de Rafa, Gonçalo Ramos e Otamendi, pela incorporação ofensiva e defensiva dos três atletas.

A equipa do Ajax teve dois jogadores que se destacaram dos restantes, Dusan Tadić e Mazraoui. Ambos pela sua versatilidade, critério no passe e tarefas defensivas, mas, a meu ver, Mazraoui não é o típico lateral direito, dada a sua tendência para aparecer em terrenos interiores e a sua capacidade de funcionar como um médio centro. Quanto a Tadić, era um dos jogadores mais experientes em campo, muita tranquilidade com a bola nos pés, sempre bastante criativo e sem problemas em correr riscos.

"Queríamos vencer, não estamos satisfeitos, mas a eliminatória está em aberto. Chegámos ao intervalo em desvantagem, mas nunca perdemos a organização defensiva, o que foi importante, porque sabemos o potencial do Ajax. E depois tivemos uma segunda parte muito boa. Criámos oportunidades, tal como o Ajax criou junto à nossa baliza. Foi um jogo muito dividido. E é isso que esperamos para a segunda mão."

                        Declarações de Nelson Veríssimo na conferência de imprensa após o final do jogo.

 

 "2-2 num jogo fora é um bom resultado. Todos viram que o Ajax poderia ter saído daqui com outro resultado. Tendo a posse de bola poderíamos ter jogado de forma mais tranquila, tivemos boas oportunidades. Demos ao Benfica a oportunidade de contra-atacar e fazer o golo. Tínhamos dois centrais no ataque e isso não pode acontecer. O primeiro golo do Benfica é uma infelicidade. Mas é um bom resultado para o jogo da segunda mão."

                        Declarações de Erik ten Hag na conferência de imprensa após o final do jogo. 







Comentários