INTER DE MILÃO vs SHAKHTAR DONETSK

24/11/2021, San Siro, Liga dos Campeões - Jornada 5


Numa noite fria em Milão, o Inter assegurou a passagem aos oitavos da Liga dos Campeões com uma vitória segura frente ao Shakhtar. O Inter apresentou-se pressionante e faminto pelos 3 pontos, e apesar de uma primeira parte sem golos, ambas as equipas proporcionaram uma exibição muito interessante.

A equipa italiana apresentou dinâmicas notáveis nos corredores, quer com muita largura, quer com movimentos interiores, baralhando o posicionamento defensivo da equipa ucraniana.
Na batalha campal no centro do terreno, os Nerazzurri aproveitam a inteligência de Barella e a capacidade ofensiva de Calhanoglou, que tanto caem nos corredores como dão apoio vertical aos avançados, dando várias opções à manobra ofensiva da equipa.

À entrada da segunda parte, o jogo permaneceu de sentido único e à hora de jogo o Inter acabou por chegar à vantagem e minutos depois sentenciou o jogo. O Shakthar, impotente, manteve sempre a sua ideia de jogo, sem medo de ter bola, construindo a partir da defesa, convidada o Inter a pressionar para aproveitar a velocidade dos seus avançados nas costas da defesa.

A filosofia de De Zerbi, apesar de atrativa, com equipas como o Inter, muito trabalhadas e vocacionadas para comportamentos defensivos fortes e uma capacidade de pressão tremenda, revela-se pouco eficaz, uma vez que obriga a grandes riscos em zonas defensivas perto da sua baliza.

Com um Shakhtar incapaz de fazer frente ao poderio ofensivo do Inter, a exibição de Dzeko e Lautaro Martínez sobressaiu face aos restantes, acabando por se revelar uma dupla difícil de parar dada a capacidade de guardar a bola do bósnio e a mobilidade do argentino.


"We had created a lot in the first half and a bit of tension had built up so Džeko's first goal was a release. Qualifying for the knockout stage would be a great achievement. Let's wait and see."

            Simone Inzaghi em declarações após o fim do jogo. 





Comentários